12 outubro 2009

General Fernando Tamagnini

Fernando Tamagnini de Abreu e Silva (1856-1924)

Comandante do CEP


Nasceu em Tomar a 13 de Maio de 1856 e faleceu, em Lisboa, a 24 de Novembro de 1924. Oficial da arma de Cavalaria foi o general escolhido para comandar a Divisão de Instrução mobilizada em Tancos e o Corpo Expedicionário Português (CEP) constituído e enviado para França, em 1917, para apoiar os Aliados na guerra contra a Alemanha. Alguns meses depois da batalha de La Lys (9 de Abril de 1918), em que o CEP foi destroçado por uma poderosa ofensiva alemã, foi substituído, em 25 de Agosto, no comando daquele Corpo pelo general Garcia Rosado.


A primeira proclamação do General Tamagnini ás tropas Portuguesas em França



Serviço da Republica
______

Corpo Expedicionario Portuguez

Soldados!


Ao assumir, em França, o Comando do Corpo Expedicionario Portuguez, com que o governo da Republica Portugueza me honrou, saúdo-vos, cheio de entusiasmo, expressando-vos o meu desvanecido orgulho por vos comandar.

Tenho a certeza de que, na luta em que vamos entrar para a defeza do Direito da Liberdade, e da nossa propria Honra, pelos nossos inimigos ultrajada sabereis revelar todo o conjunto de qualidades e sentimentos, que, em todas as epocas, distinguiram os soldados de Portugal.

Tenho a maior fé de que regressareis ás vossas terras, ao seio das vossas familias, com a consciencia do dever cumprido, depois de aqui terdes, ao lado dos valoros exercitos Britanico e Francez, vingado os nossos irmãos da afronta recebida em terras d'Africa e honrado a nossa querida Patria, em cuja bandeira se contemplam as imorredouras quinas, até hoje cobertas de gloria em todas as partes do Mundo.
Ao enviar-vos a minha saudação, sei que dentro de vossos peitos palpita, como no meu, o mesmo entusiasmo fervoroso pela vitória dos Aliados, que é a vitoria da nossa propria Causa, e que comigo repetireis:

Vivam os Aliádos! Viva Portugal! Viva o Exercito Portuguez!

Fernando Tamagnini
General


Bibliografia:

| História da I República | Biografias | Biografias | TAMAGNINI de ABREU e SILVA, Fernando (1856-1924)

PORTUGAL NA GUERRA - Revista Quinzenal Ilustrada nº 1 - 1 de Junho de 1917

Blog: Ilustração Portuguesa

Nenhum comentário: